Pular para o conteúdo principal

2 - Jogos e Enigmas

Ainda menino, eu perguntei ao meu pai: “De onde veio a família Sarti?” Sua resposta foi: “Da Itália!”. Isso eu já sabia, eu queria detalhes, mas o conhecimento limitado de História e Geografia também limitava as respostas dele e familiares. Não me conformava! “Como não sabiam algo tão simples?” Já adulto, juntei as poucas informações de familiares, pedi documentos em cartórios e com a ajuda da internet fui seguindo pistas. Parecia um jogo de “caça ao tesouro” com enigmas com charadas, quebra-cabeças, frases para serem decodificadas e enigmas com adivinhas para serem decifrados. Cada nova informação era uma pista para a próxima. Quando uma cortina era aberta, havia uma porta atrás para ser destrancada. 

A caminhada em busca da origem e história do meu bisavô paterno, Giacomo Sarti me conduziu às histórias de seu sogro Felice Feltrin e de Carlo Tiozzo, pai de minha avó paterna. Depois de descobrir que eram do Vêneto, estudei a formação do povo vêneto e sua relação com os rios, assim reaprendi conceitos hidrográficos, de Geografia, Paleontologia e períodos da História. Pesquisei a historia da unificação da Itália e as causas da imigração em massa. Revi conceitos de Economia que me ajudaram a compreender a importância do café na economia do Brasil e de São Paulo, as circunstâncias que levaram a libertação dos escravos no Brasil, a história da estrada ferroviária de Santos a Jundiaí, da fazenda Dumont e a relação com o aviador Alberto Santos Dumont. Por fim a formação das cidades no noroeste da capital paulista como Ribeirão Preto, Sertãozinho, Terra Roxa e Colina. Nesse processo, a fim de ir além das especulações, confirmei informações e segui lendo blogs, textos, artigos e livros. Entre eles alguns de Edmondo De Amicis, Antonio Cândido, Darcy Ribeiro. Também assisti a vídeos e ouvi Podcasts.  Percebi que todas as pessoas aqui envolvidas foram ao mesmo tempo atores e coadjuvantes, agentes passivos e ativos da História. Como no jogo de xadrez, os imigrantes eram peças de um jogo, simples peões, mas eram peças importantes sem as quais não haveria jogo. Eram manipulados e movidos no tabuleiro por jogadores poderosos como reis, imperadores, políticos, investidores, fazendeiros, cafeicultores, propagandistas e agentes religiosos que tinham uma agenda própria que os peões provavelmente ignoravam.

Meus antepassados não são personalidades importantes nem fazem parte do panteão de imigrantes que fizeram fortuna no Brasil construindo fábricas, comprando fazendas, nem se destacaram como políticos ou representantes de instituições particulares, públicas ou religiosas. Não há registros em livros, revistas ou jornais sobre eles e sendo analfabetos não deixaram cartas ou diários com suas histórias, pensamentos e registros de sentimentos. Foi então preciso buscar o fio condutor dessa historia em documentos, nos relatos de membros da família e na história de outras pessoas. Juntando as peças do quebra-cabeça e preenchendo as partes faltantes com a imaginação montei uma crônica familiar desses personagens que tiveram uma vida rica de atividades, histórias e experiências cuja cultura campesina italiana fundiu-se a cultura caipira de paulistana.

 Despretensiosamente, deixarei registrado aqui o máximo de informações que tenho dos meus antepassados e da História que se desenrolou em torno deles. Trata-se um registro primeiramente para descendentes de Giacomo Sarti, Felice Feltrin e Carlo Tiozzo, mas também para qualquer pessoa que tenha interesse em História e histórias. Talvez verão na história destas famílias um pouco da história de suas famílias e como fizeram parte do jogo da História.

Fotografia: The Chezz Game de Louis C Moeller


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13 - Castelguglielmo

Quando eu perguntava ao meu pai:  “ De onde vieram os seus avós ?” Eu esperava a seguinte resposta: “ Eles vieram de uma cidade chamada Castelguglielmo, que fica na província do Vêneto na Itália. ” Mas como disse antes, a resposta era simplesmente: “ Da Itália !” Depois de montar um verdadeiro quebra-cabeça eu finalmente cheguei à cidade onde Giacomo Sarti, meu bisavô nasceu: Castelguglielmo .      O membro mais antigo da família a que eu cheguei, rastreando registros de óbitos, casamentos, batismos e nascimentos foi Giovanni Sarti meu tetravô (tataravô). No site do FamilySearch descobri que ele foi casado com Cattarina Romanieri. Um dos filhos do casal foi Giuseppe Sarti, meu trisavó. Seu filho foi Giacomo Sarti, meu bisavô, que emigrou da Itália para o Brasil. Giuseppe Sarti e Luigia Munari moravam em Castelguglielmo quando Giacomo Sarti nasceu no dia 29/11/1864. Na lista di leva de Giacomo Sarti indica que ele nasceu nesta cidade, pois ali consta que a ‘ comune de inscrizione ’ é C

12 - A Mesopotâmia italiana

A palavra mesopotâmia quer dizer ‘terra entre rios’. 1 Aqui refere-se a uma área específica no Vêneto, Itália chamada Polesine (pronuncia-se Polésine), importante em nossa história, pois nela encontra-se a maior parte das cidades onde nasceram, viveram e morreram alguns membros das famílias Sarti, Feltrin e Tiozzo. Nos documentos destas famílias encontramos a menção das seguintes cidades: Bagnolo de Pó, Castelguglielmo, Carvazere, Chioggia, Fratta Polesine, Lendinara, Ramadipalo, Rovigo, San Bellino, e Veneza, todas no Vêneto.  A Polésina é um território situado ao norte da Itália entre os trechos finais de dois rios importantes, o Ádige e o Pó. Além desses dois rios ainda há o Tártaro-Canalbianco, o Adigetto, uma derivação do Ádige, o Ceresolo, um canal artificial de 50 km usado para irrigação e uma densa rede de canais de drenagem. Os rios, lagoas e pântanos ligavam as comunidades próximas, garantiam abastecimento de água e alimentos. Por isso, as primeiras áreas habitadas surgiram

29 - Reinaldo Sarti: Uma biografia

A biografia de meu pai é baseada em uma entrevista que fiz com ele. Durante vários dias me sentei e pedi para ele me contar o que lembrava de sua vida, desde a primeira lembrança e os acontecimentos que marcaram seus anos. Anotei tudo, e depois com calma reescrevi ajustando as informações as que eu já sabia, datas de documentos e fotografias.  Para os desavisados, esta postagem foi escrita como se Reinaldo Sarti estivesse, ele mesmo contando sua história, portanto está na primeira pessoa do singular e em registro coloquial. Durante a leitura, convido o leitor a imaginar sua voz e fazer a viagem com ele .  Fazenda Recreio (1937-1940)  “Quando eu nasci, meus pais moravam na fazenda Recreio em Colina. Eu nasci em casa com ajuda da parteira, no dia 25 de novembro de 1937. Minha mãe tinha uns 26 anos e meu pai uns 30. Ela se chamava Virginia Tiozzo e era filha de italianos. Meu pai também era, mas eu não sei de onde na Itália. Eu tinha dois irmãos, o Antonio e o Geraldo. O Antonio é de